quinta-feira, 9 de junho de 2011

Custo de Vida

Gostaria de encontrar com a pessoa que espalhou a lenda de que o custo de vida em Buenos Aires é menor que São Paulo ou Vitória.

Primeiro: vamos separar conceitualmente Turismo e Residência.

Quando você está a passeio em qualquer lugar, a idéia básica é aproveitar, experimentar, tentar, usufruir, curtir. Nesse contexto, não se faz uma análise muito criteriosa do que se está comprando e mesmo aqui que seria considerado improvável é adquirido ou consumido.

Quando se está morando no lugar, o foco é outro. Você tem um orçamento que deve ser administrado de forma a suprir todas as necessidades básicas, algumas regalias e para as poupanças.

Por que eu queria encontrar a pessoa que espalhou a lenda do custo de vida baixo em Buenos Aires ? Porque em nenhuma das duas situações (turismo ou residência) a cidade é mais barata que São Paulo ou Vitória!

Pagar AR$ 48,00 (R$ 24,00) por um bife com um nome bonito - "Ojo de Bife" - e ainda achar que está fazendo vantagem é loucura! Com o mesmo dinheiro você compra 1Kg de carne de primeira no Brasil.

Antes mesmo de me mudar definitivamente, comecei a fazer um levantamento de preços nos supermercados, bares, cafés e farmácias e as coisas do dia-a-dia custam 10% mais que no Brasil, em média.

Claro que existem coisas muito baratas e, se não fosse assim, não haveria hoje essa enxurrada de brasileiros visitando a cidade. Roupas e calçados de couro, roupas de frio e carros são alguns dos produtos que estão realmente em conta, mas quantas vezes por mes você compra esses itens ? E mesmo para quem está a passeio, é preciso avaliar se o produto está realmente mais barato que no Brasil pois a conversão de moedas muitas vezes confunde as pessoas.

Independente disso, vale a pena fazer turismo em Buenos Aires e já posso afirmar que as melhores épocas seriam o Outono e Primavera.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário