terça-feira, 14 de junho de 2011

Praças no Facebook

É impressionante a quantidade de praças que existem em Buenos Aires. Aqui é possível passar dias e dias somente visitando praças. De Puerto Madero ao final de Palermo são aproximadamente 7km e eu pude contar 12 praças e largos ao longo de Av. Del Libertador. Se você olhar no Google um mapa da cidade vai entender o que eu estou falando.

Também impressiona o estado geral de conservação. Árvores, gramados, estátuas, construções e monumentos estão sempre em perfeito estado. É como se nos chamassem a conhecê-los, pela beleza e imponência.

Claro que existem regiões menos favorecidas dessas áreas comuns de lazer e descanso, mas de um modo geral, a cidade é muito bem arborizada e sempre há, aqui ou ali, um monumento ou uma "plazoleta" que são pequenas praças ou jardins.

Seguem alguns exemplos:

http://www.facebook.com/Plazagrandbourg
http://www.facebook.com/Plazachile
http://www.facebook.com/Plazarubendario
http://www.facebook.com/Plazabartolememitre
http://www.facebook.com/Plazauruguay
http://www.facebook.com/Plazaevita



No final do Outono, a maioria das árvores existentes nas ruas dos bairros perdem as folhas, deixando a cidade com um ar de desolação. Isso associado ao clima frio e dias cinzentos, completa um quadro de desamparo. Para quem vem de regiões quentes do Brasil, isso é estranho e opressor, quase feio.

Mas quando você começa a observar que é um ciclo natural e entender a forma natural com que os argentinos lidam com essa mudança, vê que, mesmo sendo diferente, essas transformações são muito instrutivas.

Estou só esperando para ver o que nos reserva a primavera.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário