sábado, 17 de dezembro de 2011

El Calafate e Perito Moreno

Desde que chegamos aqui na Argentina minha familia tem me cobrado ir para um lugar onde haja neve. Mas como durante o inverno já foi difícil a adaptação em Buenos Aires e agora que estamos no verão não há praticamente nenhuma estação de esqui aberta, ainda estou em dívida com elas.

Mas recentemente consegui me redimir um pouco. Aproveitando um final de semana prolongado (de quinta a domingo) viajamos para El Calafate que fica no sul da Argentina, muito próxima à cordilheira e que apesar do verão, preserva neves eternas e glaciares magníficos.






El Calafate fica a 3 horas de voo de Buenos Aires no extremo sul da Argentina. É famosa pela grande quantidade e facilidade de acesso a geleiras e glaciares. O mais famoso desses monumentos pré-históricos de gelo é o Glaciar Perito Moreno, mas além dele existem outros tantos que se pode conhecer com relativa facilidade.

A melhor época para ir lá é exatamente no verão, principalmente nos meses de dezembro e janeiro. Nesse período é possível aproveitar todos os passeios de barco, as visitas aos glaciares, os enduros promovidos pelas agencias e as largas caminhadas pelos infinitos campos da Patagonia austral.



Vista geral da cidade
Lago Argentino e Cordilheiras
Vegetação típica da região


Claro que existe muito turista também no inverno (principalmente brasileiros) quando a cidade parece um vilarejo saído de um conto de natal, toda coberta de uma neve muito branca, mas você tem que estar realmente preparado pois as temperaturas giram em torno dos -20 graus Celsius. Vale lembrar também que no verão amanhece às 5:00h da manhã e o sol se põe às 22:30h.

Para quem vai a El Calafate é primordial conhecer 3 coisas: Perito Moreno, o Lago Argentino e seus icebergs e El Chaltén.



Perito Moreno é um dos mais impressionantes glaciares da Argentina. Trata-se de uma grande coluna de gelo que desce das montanhas através de um vale e termina num dos braços do Lago Argentino. Fica dentro do Parque dos Glaciares, uma reserva natural tombada pela Unesco que concentra a maioria das geleiras da Argentina e fauna e flora endêmicas da região austral das Américas.




A parte da geleira que toca o lago tem uma altura de até 30m acima do nível d'água e uma profundidade que pode chegar a 350m. Medições realizadas por especialistas em 2010 identificaram uma espessura de gelo de 1200m no meio da geleira. Já imaginou um bloco de gelo compacto de 1200m de altura ?!?!




Apesar desse tamanho todo, Perito Moreno é considerada uma geleira rápida pois na parte central o gelo se move em média a 1m por dia, enquanto que outras geleiras de igual tamanho não chegam a poucos centímetros por dia.

Agora vamos fazer um exercício: cada metro cúbico de gelo pesa aproximadamente 900Kg. Imagine quanto pesa um bloco de 1000 metros cúbicos! Agora imagine tudo isso caminhando 1 metro por dia sobre a rocha. Bem, não há nada que possa resistir a isso, nem mesmo a pedra mais dura.

É por isso que, junto com os vulcões, as geleiras são a maior força transformadora da Natureza. A região ao redor de Perito Moreno é cheia de rochas riscadas, algumas com ranhuras mais profundas, outras mais suaves, mas todas seguindo o mesmo sentido. Durante a era glacial, a geleira deixou aí suas marcas e ajudou a formar o relevo da região.


Outra coisa muito interessante de Perito Moreno é que esta é a única geleira do mundo em que se pode caminhar sem necessidade de preparo especial e utilizando somente um sapato de pregos (ou grampones) que fica preso sobre o seu calçado.


Grampones usados nos pés para permitir a caminhada no gelo

A caminhada é muito interessante pois apesar de estarmos sobre gelo, o clima é mais quente que em terra pois não há tanto vento. Além disso, você percebe que a geleira não é um bloco único mas é formada de infinitos pequeninos cubos de gelo. Há locais em que ho gelo é azul, há locais em que ele é sujo devido à mistura com material das rochas do alto das montanhas. Há rios de água cristalina e pura que correm por cima e por baixo da camada de gelo.






Mesmo com toda essa estrutura, a geleira está em constante mudança. Durante o verão, uma camada de 20cm de gelo da superfície derrete diariamente e somando-se a isso o movimento da geleira, você sempre encontrará um cenário diferente a cada dia.

Um espetáculo a parte é assistir à queda dos blocos de gelo que se desprendem do paredão e caem na água do lago formando icebergs. Primeiro há um estalido muito forte que é ouvido a kilometros e depois a massa de gelo de desprende e cai na água com um barulho ensurdecedor. Tivemos a oportunidade de ver um pedaço de mais ou menos 10 metros de altura de desprender do alto do paredão. É magnífico!




Na cidade de El Calafate você pode contratar excursões diárias para conhecer o parque, o glaciar e fazer a caminhada sobre o gelo. O pacote completo incluindo transporte e a caminhada sai por USD 120,00 e não está inclusa a entrada no parque (USD 10) e alimentação. Mesmo no verão recomenda-se roupa abrigada, luvas, meias grossas, gorro, óculos escuros e (não pode faltar) protetor solar fator 30. Fizemos o roteiro com a empresa Hielo & Aventura que possui um nível de profissionalismo e atenção muito bons. O transporte busca e devolve você no hotel onde estiver hospedado. Os guias são bem preparados e falam em espanhol e inglês.

Se você estiver acompanhado de 2 ou 3 pessoas e não for fazer o passeio sobre o gelo, recomendo alugar um carro. Além de você ter mais liberdade e flexibilidade, mesmo com o valor da entrada no parque, o custo total é bem menor. E não se preocupe com comida pois no parque há uma excelente infra-estrutura com restaurante e banheiros muito bem montados e mantidos.

Vou descrever os demais locais em posts distintos para não ficar muita informação junta. Aguardem.

Na seção "Cenas da Vida" aí ao lado existem várias fotos da região. Aproveitem.



.

Um comentário:

  1. As informações sobre El Calafate e Perito Moreno foram extremamente úteis para programação de minha viagem. Valeu!

    ResponderExcluir