quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Natal em Buenos Aires


Pela primeira vez vamos passar o Natal fora do Brasil, muito porque como a data caiu num final de semana e não teríamos folga para ir ao Brasil, mas também porque concordamos que era uma boa oportunidade de festejar de um jeito novo, um jeito "argentino".


Em Buenos Aires, e acredito que na Argentina em geral, existe uma forte tradição de passar o Natal com a família. É essencialmente uma festa familiar, onde várias gerações se encontram ao redor de uma grande mesa para comer e principalmente beber. Mesmo os adultos mais jovens seguem a tradição e gostam que seja assim.


Nós optamos por fazer o mesmo. Ficar em casa, preparar uma ceia o mais tradicional possível e distribuir nossos presentes e votos de felicidade. Assim preparamos tudo e montamos uma parafernália tecnológica que nos definiria 
realmente como família globalizada.


Para a ceia, não poderia faltar o mais que tradicional peru. Aqui o peru se chama "pavita" e por mais que tenhamos buscado um produto genuinamente nacional, só encontramos peru da Sadia - isso mesmo, aquele que já vem temperado e tem um termômetro que avisa quando está pronto! Foi muito divertido porque já tínhamos perdido as esperanças e estávamos preparados para fazer um frango com farofa até que um belo dia encontrei a tal pavita no supermercado, com carimbo do Ministério da Agricultura do Brasil e tudo.


Com o peru garantido, o desafio foi montar uma farofa. Como ainda não conseguimos encontrar por aqui farinha de mandioca, o jeito foi usar uma porção que veio do Brasil numa das nossas viagens. E já que estávamos usando e abusando de nosso estoque de comidas da terrinha, agregamos pimenta biquinho para dar aquele toque de "chef".


Vencida esta etapa, foi a vez de providenciar a comunicação com a família de minha esposa. Ligamos o computador à televisão, recuperamos uma antiga webcam, conectamos no Skype e "voilá", estávamos com parte da família no Brasil.


Como o Brasil está 1h à frente da Argentina por causa do horário de verão, nossas orações, a troca de felicitações e a ceia aconteceram mais cedo mas mesmo assim foi tudo perfeito.


De modo geral, a noite foi muito tranquila e desde o início da tarde as ruas já estavam vazias. Recomendaria a todos vir a Buenos Aires depois do Natal. Para quem gosta de passar essa data em familia, estar aqui não é a melhor das opções. Para quem gosta de bares e festas, estar aqui também não é a melhor opção.


Agora vamos aguardar o Revellion.






Nenhum comentário:

Postar um comentário