sábado, 22 de dezembro de 2012

Um pouco de política

Faz dois meses que eu não publico nada!! Até para mim isso foi uma surpresa e uma decepção pois lembrei do compromisso que tinha feito quando iniciei o blog de sempre publicar alguma coisa semanalmente....

Bem, não é que não ocorreram fatos interessantes ou conheci novos lugares. É que simplesmente esqueci! Por isso, peço perdão aos loucos aficionados que acompanham minhas singelas estórias.


Retomando os posts, posso dizer que realmente ocorreram coisas interessantes nesses meses:

Em 8/11 houve outra manifestação geral no país - o chamado 8N. Foi um mega-panelaço que afetou todas as grandes cidades da Argentina e, principalmente, Buenos Aires. O governo, como sempre, afirmou categoricamente que o movimento não ocorreu (????) e que havia excesso de sensacionalismo por parte da mídia. 

Em 20/12 foi realizada uma greve geral com comícios e paralização dos principais serviços públicos e privados.
Links de referencia:
http://amasinforma.blogspot.com.ar/2012/11/cacerolazo-en-argentina-el-8112012.html
http://www.youtube.com/watch?v=iYWjLrMkUY8
http://www.semana.com/opinion/articulo/cacerolazo-cristina/267579-3
http://www.dw.de/argentina-convoca-greve-geral-contra-o-governo-kirchner/a-16395265
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,argentina-tem-primeira-greve-geral-em-10-anos,962620,0.htm



Outro evento político foi que o governo passou todo o ano anunciando que no dia 7/12 colocaria a "banda podre" da mídia Argentina - o Grupo Clarin - sob seu controle. O Clarín faz forte oposição ao governo e, dentro do conceito Kirchner-Chavista, representa uma ameaça à segurança e à estabilidade nacional. 

Chegou o dia 7 e a suprema corte anunciou que os recursos interpostos pelo Clarin tinham que ser julgados antes que qualquer ação fosse efetivada - "Esto es lo que defini nuestra ley mayor, la Constituición Argentina", foram as palavras do relator. 

Claro que a Presidente não ficou nada contente e no dia 8 já estava participando de um discurso convocando a população a se unir para promover a democratização da magistratura (????) - "Un juiz no puede establecer el futuro de una nación, de un pueblo, en especial del pueblo Argentino que tan bravamente ha luchado contra la dictadura y la soberbia". Palavras de C.Kirchner. 
Links de referência:
http://www.sitioandino.com/nota/60881-argentina-sin-7d-el-fallo-segun-especialistas/
http://www.teledoce.com/noticia/32869_El-7D-que-no-fue
http://www.perfil.com/contenidos/2012/09/22/noticia_0023.html
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=S8duNFpRwYs

Bem, isso é a Argentina de hoje....

Nenhum comentário:

Postar um comentário