domingo, 22 de abril de 2012

Café San Juan - San Telmo


Aproveitando o embalo do post anterior sobre o bairro San Telmo, segue mais uma dica, só que dessa vez de um restaurante que faz a diferença - o Café San Juan.
Localização Café San Juan - San Telmo


Rua Defensa em San Telmo (á noite) próximo ao Café San Juan


É quase um "bistrô", com um cardápio bastante variado que atende a todos os gostos, uma carta de vinhos com excelentes opções, ambiente bastante aconchegante e o serviço até bastante atencioso e rápido se compararmos com o modelo tradicional de Buenos Aires. 


O restaurante é pequeno - possui capacidade somente para 32 pessoas no salão e 18 na calçada - e o chef Leandro Cristóbal, mais conhecido como Lele, é uma referência nos círculos culinários do país. Juntando tudo isso, nem é muita surpresa dizer que você tem que reservar uma mesa com uma semana de antecedência se quiser jantar lá.


O estilo da turma da cozinha é bem despojado, seguindo o modelo do chef - tatuagens, piercings, camisetas de skatista - mas o profissionalismo também está em alta aí. O pessoal trabalha muito bem.


A cozinha meio que se confunde com o salão, há somente uma meia parede por onde você pode observar o ritmo da faina. Nessa mesma parede existe um pequeno balcão com bancos altos onde o cliente pode optar por ficar e ter o privilégio de comer e realmente participar, porque o Leandro vai conversando com você.


O cardápio é bastante eclético, abrangendo massas, carnes brancas e vermelhas, saladas e pescado. Uma regra é que você tem que comer uma entrada e o prato principal. A entrada vem rapidinho e quase já é o jantar. Enquanto você aproveita o aperitivo e degusta um bom vinho, o chef vai preparando o restante.


A comida é muito bem temperada e os pratos são fartos. A não ser que você coma realmente muito, uma única opção de entrada e prato principal são suficientes para um casal. Quando estive aí pela primeira vez, experimentamos linguiça ao molho madero e ervas (entrada) e coelho assado com molho de champignon (prato principal). Só de lembrar já dá água na boca!


Além da necessidade da reserva com bastante antecedência, outro inconveniente é ter que pagar tudo em dinheiro pois eles não aceitam cartões de débito nem crédito. O preço médio de um jantar para um casal com um bom Malbec é de aproximadamente AR$ 350,00 (ou R$ 140,00 aprox.), o que está realmente em conta.


O melhor horário para chegar é entre 20:30h e 21:00h que é quando o restaurante está abrindo para o jantar e não há muitos clientes. Os argentinos costumam jantar um pouco mais tarde e por volta das 22:00h já está tudo cheio e com gente esperando.


Para jantar a melhor opção é ir de taxi. Apesar do bairro não oferecer muitos problemas, como a maioria dos inúmeros pontos comerciais já está fechado, as ruas ficam bastante desertas e o policiamento não é tão ostensivo como em Porto Madero. Eles também servem almoço.
Fachada do Café San Juan


Na próxima vez que formos lá jantar, queremos experimentar o Salmão com alcaparras e o Ojo de Bife ao molho. Aí eu conto tudo em detalhes.


Para este restaurante minha nota é 4 na escala de 1 a 5. Só não ganhou total por não aceitar cartões.


Para quem quiser mais informações, seguem os dados do restaurante e do chef:
Café San Juan
Av. San Juan, 450 - San Telmo - Buenos Aires
http://www.facebook.com/pages/-Leandro-Cristóbal-Café-San-Juan-/103087243087248
http://www.welcomesantelmo.com/san-telmo-guia/wjbcfhvdtz/Cafe-San-Juan
http://argentinadiscovered.com/cafe-san-juan/
.

Um comentário:

  1. Deu fome só de ler. Já anotei aqui e vou programar uma visita a este restaurante durante os dias que iriei a BsAs. Valeu pelas dicas!!

    ResponderExcluir