domingo, 15 de abril de 2012

Turismo e Realidade


A maioria das pessoas que conheço me pedem referências de compras, restaurantes e locais interessantes para conhecer, exatamente nesta ordem de importância.


Já estou vivendo aqui há um ano e neste curto espaço de tempo descobri que, em se tratando de Buenos Aires, as prioridades deveriam ser ao inverso.


Locais interessantes é o que não falta. Mesmo para o turista experimentado e conhecedor, a cidade sempre oferece algo novo, inusitado, atraente. A cidade é viva e se renova constantemente e quase nunca, esse mesmo turista tem tempo de explorar tudo numa ou duas visitas. Mesmo as praças mais simples da região dos Bosques de Palermo reservam sensações e oportunidades incríveis. Valeria a pena ficar um mês na cidade somente percorrendo as incontáveis áreas verdes públicas, os museus e os pequenos cafés. Aliás, é nos pequenos cafés que o cotidiano da cidade se mostra mais abertamente.  


Restaurantes é um forte da cidade, mas 99,9% dos turistas só conhece Puerto Madero, Recoleta e Calle Florida, exatamente os locais onde os preços são mais altos, a variedade é reduzida e o sabor é padronizado e insonso.


Bairros como San Telmo, Barracas, San Isidro, Belgrano e Caballito são totalmente desconhecidos, o que é uma pena porque a vida real, com personagens e comida real está aí. Você realmente acredita que aquela carne que se come nos restaurantes de Puerto Madero é o autentico churrasco argentino?


Locais de compra há muitos, principalmente no circuito turístico da Calle Florida mas não se engane, os preços até podem estar mais em conta se comparados com os do Brasil, mas mesmo dentro de Buenos Aires se pode encontrar o mesmo muito mais barato. E por favor, não venha para a Argentina com a idéia absurda de comprar eletrônicos. É mais barato e seguro comprar na 25 de março, no Rio Centro ou no Shopping Oi.


Para mim, turismo é mais que comprar ou comer, é conhecer. Mesmo que você tenha somente 1 ou 2 dias de disponibilidade, o que você leva consigo para o resto da vida não está dentro da mala, mas nas memórias e nas histórias.


Durante os próximos posts, vou tentar mostrar um pouco da cidade que quase nenhum turista conhece - a cidade real. Seguindo a mesma linha que já adotei aqui, somente falarei daquilo que vi, senti e comi. Não sei se será interessante para os turistas de primeira viagem, mas garanto que poderá ser útil para aqueles que já conhecem um pouco ou que buscam fugir do cotidiano de fotos em Puerto Madero e busca por roupas de couro na Calle Florida.


.

Um comentário:

  1. Oi Roberto! gostei da sua "radicalizada" e gostei mais ainda das dicas de Buenos Aires fora do circuito convencional, que por sinal me deixou decepcionada na ultima vez que passei por lá. Quem sabe agora animo outra vez de ir e tenho uma nova boa impressão de lá? Obrigada pelas dicas e um beijo grande!

    ResponderExcluir