domingo, 10 de março de 2013

Nova Linha A do metrô


Em 19 de fevereiro de 2012, publiquei um post sobre a linha A do metrô de Buenos Aires - "Linha A - A história viva".

http://conexaoargentina.blogspot.com.ar/2012/02/linha-historia-viva.html

Naquele post eu ressalto a influência histórica que teve essa linha do metrô, a primeira a ser inaugurada há 99 anos, no desenvolvimento da cidade e mostro como foi a emoção de andar nos antigos, porém bem conservados, vagões de madeira.

Pois bem, esses vagões não existem mais. Foram substituídos por moderníssimos vagões chineses. Também algumas estações que ainda preservavam um pouco do conceito original foram ajustadas e adaptadas ao novo modelo proposto. A linha A agora é a super moderna linha de metrô.
Quero deixar bem claro que não sou contra a modernização. Ela é necessária, em especial nestes casos em que as novas demandas de transporte, segurança e praticidade decorrentes do crescimento da cidade são vitais. 

Buenos Aires cresceu, não é mais aquela cidade de 99 anos atrás e não poderia ser. E o transporte público de massa tem que acompanhar esse crescimento.

O que me deixa triste é que uma parte importante da história se foi. Não só do metrô, mas de todas as pessoas que utilizam a linha A. 

Ainda não foi definido o que será feito com os antigos vagões. Alguns devem ir ao Museu Ferroviário, mas é certo que a grande maioria deles deve simplesmente virar sucata. 

A modernização e adaptação a novos padrões de uso é necessária e bem vinda, mas a perda da memória histórica não é aceitável.

Para quem não teve a oportunidade de andar nesses vagões, ficarão as fotos, os filmes, os documentos e os relatos. E claro, um dos motivos para conhecer Buenos Aires, deixou de existir.

Como era:
Como ficou:
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário