domingo, 5 de junho de 2011

Comida e Restaurantes

A comida na Argentina é diferente do que você provavelmente está acostumado no Brasil. Primeiro, é menos temperada e, mesmo os pratos salgados, tem um leve gosto adocicado e há um apelo forte para o consumo de coisas doces, principalmente no café da manhã. Segundo, não é comum nos restaurantes a grande variedade de pratos que se vê no Brasil.  Se você não fica sem aquele pãozinho francês vai ser difícil sobreviver aqui.

De um modo geral, os restaurantes são "a la carte" e possuem poucas opções de alimentos. Encontrar algum que tenha carnes, massas, saladas e sopas e ainda o famoso arroz com feijão então, pode esquecer. Até agora não consegui encontrar nenhum self-service, e olha que estamos procurando muito na internet e rodando pelas ruas.

Todo mundo fala muito bem dos pratos de carne e "Oro de Bife" e "Bife de Choriso" estão no topo da lista de qualquer brasileiro que venha a BA. Pessoalmente, acho que um bom churrasco caseiro é melhor. Claro que esses pratos tem seu charme e seu glamour, mas a carne não tem um tempero marcante e, em muitos casos, ou está crua ou está tostada. Além disso, um Ojo de Bife só tem um bife (grande para os padrões brasileiros) e batata (normalmente purê). Se você quiser algo mais (arroz, salada, etc) tem que pagar à parte.

Até agora, a melhor carne tipicamente argentina que comi foi um "Asado de Tira". Trata-se de duas tiras de costela de boi com 6 cm de largura e 30cm de comprimento cada uma e deve ser servida ao ponto. É realmente muito bom e foi a recomendação de um grande amigo aí do Brasil, o Zeppe. E o melhor é que custa menos que outros pratos da moda.

Em Puerto Madero há o restaurante "Siga La Vaca" que oferece opções mais parecidas com o costume brasileiro: buffet de salada e frios, refrigerante, água, garrafa de vinho e parrilla (ou churrasco) completa. É muito parecido com o nosso rodízio. Tudo a preço fixo de AR$ 95,00 por pessoa ou R$ 40,00 no câmbio de hoje. Recomendo.

Há alguns dias descobrimos um restaurante tipicamente brasileiro. É o "Me leva Brasil" (vide foto) que fica em Palermo Soho. Lá você encontra feijão tropeiro, bife gaucho com farofa e couve refogada, moqueca, estrogonofe de frango, arrumadinho, guaraná Antarctica, cerveja Skol e o mais raro aqui, Fanta Uva. O restaurante foge do tradicional argentino e se parece mais com um botacão mineiro. A comida é farta e boa e os preços estão dentro da média.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário