domingo, 5 de junho de 2011

Fumantes....arrghhh!

Quando se caminha pelos bairros mais tradicionais, a impressão que se tem é que ainda estamos nos anos 80, com muitas pessoas fumando pelas ruas e nos cafés. Quase posso afirmar que, aqui, fumar é moda pois é muito comum encontrar motoristas de taxi fumando dentro dos carros nos intervalos das viagens e manicures fumando nos salões.

Não existe lei nacional de regulamentação do fumo e menos da metade das províncias do país tem uma legislação própria. Por sorte, Buenos Aires é uma dessas províncias e aqui é proibido fumar em locais fechados, hospitais, escolas e repartições públicas. Mas isso não vai evitar que você pegue um ônibus ou taxi com cheiro de fumaça.

Talvez por causa de não haver uma lei federal, a Argentina ocupa o primeiro lugar nas Américas quando o assunto é consumo de cigarros. Segundo estastíticas locais, eles fumam em média pouco mais de 1.000 cigarros por mês por habitante. São quase 3 maços por dia por habitante! No Brasil, o consumo médio mensal é de 465 cigarros/hab.

Diferentemente do Brasil, não há campanhas publicitárias muito fortes contra o fumo, mas também nunca vi nenhum anúncio de cigarro na TV. Acho que eles terão que esperar mais uma ou duas gerações para abolir esse mal da sociedade.

Enquanto isso, eu vou aguentando os encontros fortuitos com fumantes de carteirinha, fedorentos e fumacentos.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário