sábado, 17 de dezembro de 2011

Mostra de arte fotográfica

Faz muito tempo que não posto nada e não é pela falta de assunto, mas sim pela falta de tempo.

Faz mais ou menos 40 dias fui a uma exposição de fotos. A proposta da mostra era divulgar o trabalho de artistas locais que usam a fotografia na composição de suas obras. É muito comum esse tipo de mostra ou exposição aqui em Buenos Aires e como gosto de fotografia, imaginei ser uma oportunidade interessante de ampliar minha percepção fotográfica.

Na realidade foi um grande desapontamento. Me senti totalmente deslocado e com a impressão de que eu era o único verme insensível daquele lugar, um troglodita, um ser pré-histórico.

O conceito de arte fotográfica apresentado era totalmente inexplicável. Quase nenhum trabalho tinha nexo ou um mínimo de sentido. Coisas abstratas; fotografias borradas, manchadas ou fora de foco; fotos picotadas misturadas com papel amassado; borrões de tinta em cima de papel fotográfico; uma loucura.

Somente duas fotos realmente me chamaram a atenção, nem tanto pela beleza,mas muito mais pelo contexto. Nesses dois casos, realmente parei para analisar e para apreciar. O resto ficou sendo um grande monte de besteira de alguém que fumou muita maconha mofada. Mas isso é arte!

De qualquer maneira, não vou desistir de frequentar a outras exposições e mostras nos museus. A cidade oferece uma infinidade de opções e somente participando é que terei a chance de separar o joio do trigo.

Buenos Aires é assim. Oferta de cultura não falta, mas você tem que saber o que realmente quer ver.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário