sábado, 30 de julho de 2011

Ser "Palermitano"

Hoje descobri que sou "Parlemitano", como todo mundo que vive em Palermo.
Palermo era um bairro tão grande que teve que ser dividido em regionais: Palermo Soho, Palermo Hollywood, Palermo Baixo e só Palermo. Cada um desses lugares possui características bem particulares, mas de um modo geral, o estilão é sempre o mesmo.

Aqui existe toda uma mitologia sobre os "parlemitamos". Dizem as rádios e as pessoas de outros bairros que somos estranhos, diferentes. Segundo a opinião local, Palermo é um bairro que gera tendências e estilos e que possui uma renda per capita acima da média de Buenos Aires.

Também segundo a opinião local, as mulheres de Palermo são mais elegantes e usam muito mais roupas de marca (Zara, Lacoste, Ferrari, etc) e possuem um ar de superioridade irritante. Os homens são mais carrancudos, falam pouco, frequentam circulos sociais bem distintos (joquei, tenis, golf, rugby, etc). Resumindo, o resto do pessoal de BA, os "novos riquinhos" vivem em Palermo.

Todos os brasileiros que conheço que vivem em Porto Madero dizem que Palermo é muito distante de tudo, todos os argentinos que conheço, dizem que Palermo é o melhor local para se viver e que Porto Madero é muito comercial e não tem "vida de bairro".

O que posso dizer é que o bairro realmente é diferente dos demais, tem uma excelente infra-estrutura, grande abrangência de serviços públicos, segurança, grandes áreas públicas de lazer e não é barulhento ou tumultuado. Na região onde vivo, tem tudo perto - supermercado, farmácia, bares, restaurantes, delegacia de policia, hospital, transporte (onibus e metrô) além de parques e praças onde se pode caminhar, andar de patins, de bicicleta, fazer pic-nic ou simplesmente deitar ao sol.

Independente da opinião de um ou outro lado, gostei muito de Palermo e recomendo a todos que querem viver ou passar férias, de preferência que fiquem próximos à Av. Del Libertador. Daqui se pode conhecer a pé os principais pontos turisticos de Buenos Aires (Recoleta, Flor de Aço, Museus) e se chega rapidamente às ruas Florida e Córdoba de metro ou taxi.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário