quarta-feira, 13 de julho de 2011

Trem de la Costa e Tigre

Neste domingo fomos conhecer o Tigre, famosa cidade turística dos arredores de Buenos Aires e começamos o passeio com sorte pois a temperatura estava amena e o dia bastante ensolarado.

Há 5 maneiras de ir ao Tigre: 1) Pelo famoso Trem da Costa ("Tren de la Costa"); 2) Pelo TBA, trem metropolitano de Buenos Aires; 3) De taxi; 4) De carro próprio; 5) Usando um misto de onibus e Trem da Costa.

Seguindo todos os conselhos e roteiros publicados, optamos pelo Trem da Costa. Muita gente fala muito bem desse trajeto, apresentando como tendo lindas paisagens e um trajeto bem pitoresco. Foi uma excelente oportunidade de descobrir que pitoresco é uma palavra com muitos significados.

O trajeto começa com o trem da TBA na estação Retiro e você tem que desembarcar na estação Olivos, andar 6 quadras e então pegar o Trem da Costa. Não faz muito sentido pois se você continuar no TBA também chega ao Tigre, com a pequena diferença de só pagar por tickets de ida e volta $2,50 contra $34,00 daquele outro (Trem da Costa). Tanto para ir quanto para voltar você depende do TBA.

Além disso, o trajeto do Trem da Costa não tem nada de excepcional e para piorar a empresa de trens fez uma série de pinturas nos vagões exatamente do lado onde se vê (ou veria) o rio e os canais. Um fiasco!

O que eu recomendo a todos: se você vai curtir o Tigre, vá e volte de TBA. O trem não é lá um Expresso do Oriente nem um TGV franco-britânico mas é bastante confortável, seguro e confiável. E como você vai embarcar e desembarcar nas estações terminais, sempre vai sentado. O tempo de cada trecho é de 50 minutos.


Bem, o Tigre é um lugar bonito, tem alguns museus, alguns bons restaurantes, e os passeios de barco são até interessantes, mas não espere mais que isso. Acredito até que no verão não seja uma boa época de ir
pois toda a Buenos Aires vai estar lá.

Entre as opções de lazer há um parque de diversões, uma miniatura de Beto Carrero, com roda gigante, 2 montanhas russas e outras atrações. Se você for num domingo ou feriado, esteja preparado para as filas e o ingresso custa em torno de $70,00. Evite os restaurantes que ficam na região da estação Delta (Trem da Costa) e do parque. A comida não é boa, o atendimento é demorado e o preço é salgado.

Na parte central, que fica mais próxima à estação do TBA, ficam a maior parte das opções, inclusive é lá que se concentram os terminais dos barcos de passeio - desde grandes catamarãs até pequenas canoas a remo. Os preços e o tempo de passeio variam de acordo com o bolso de cada um. Considero uma boa opção fazer um passeio num grande catamarã com duração de 1 hora. Custa $50,00 e te dá a oportunidade de conhecer um pouco da região sem muito cansaço e O barco possui um restaurante de onde se pode apreciar a paisagem com conforto.

Próximo ao terminal dos catamarãs existe um restaurante bem montado e com preço muito atraente. Por $40,00 você tem prato principal, sobremesa, bebida (água, refrigerante ou suco) e café. Considerando que um Triple Mac custa $34,00 é uma excelente opção.

Seguem algumas fotos de referência.













Se você optar por ir de taxi, a viagem vai ficar em torno de $90,00. Neste caso, tenha em mente que em Tigre não há a fartura de taxis de Buenos Aires e que você poderá ser obrigado a voltar de trem. Para quem vai de carro, o pesadelo é achar estacionamento e dirigir nas ruas estreitas e lotadas de pessoas e carros.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário